O Dia Mundial da Lavagem das Mãos, celebrado a 15 de Outubro, visa chamar a atenção para o papel preponderante que a lavagem das mãos desempenha na prevenção de doenças e para salvar vidas.
O tema deste ano é “O nosso futuro está nas nossas mãos – avancemos juntos” reconhece que o movimento mundial que promove a lavagem das mãos constitui a principal forma de prevenir a transmissão da COVID-19 e realça a necessidade de continuar nesta dinâmica mesmo após a pandemia.
Apesar da atenção mundial dada à higiene das mãos, demasiadas pessoas no mundo ainda não têm acesso a água e sabão. Por exemplo, nos países africanos, apenas uma em cada quatro famílias possui instalações para lavar as mãos com água e sabão.
No quadro da resposta à COVID-19, os Estados-Membros, os parceiros e as comunidades estão a realizar investimentos para que mais pessoas possam lavar as mãos com frequência. Na maioria dos países, as autoridades instalaram dispositivos de lavagem das mãos em estações de autocarros, mercados e unidades de saúde. A Zâmbia foi mais longe, introduzindo postos móveis de lavagem das mãos com rampas e alavancas que as pessoas com deficiência podem facilmente operar com os joelhos, os pés ou as mãos.