Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente, celebrado anualmente a 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Este dia é o principal veículo das Nações Unidas para incentivar a consciência mundial e ação para o meio ambiente.

As comemorações deste dia são uma oportunidade para que todos percebam a responsabilidade que têm em cuidar do planeta e tornar-se agentes da mudança.

Apesar das decisões individuais parecerem pequenas face às ameaças e tendências mundiais, quando biliões de pessoas juntam forças com um objetivo comum, podemos fazer uma diferença tremenda.” – Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Dia Mundial do Ambiente – Tema para 2021

O Dia Mundial do Ambiente deste ano é dedicado à Restauração dos Ecossistemas

Todos os anos, as comemorações oficiais do Dia Mundial do Ambiente são organizadas por um país diferente. O país anfitrião de 2021 é o Paquistão.

Iniciativas ambientais do Paquistão:

  • O governo do Paquistão planeia expandir e restaurar as florestas do país por meio de um programa de plantação de “10 bilhões de árvores”, ao longo dos próximos 5 anos.  O objetivo geral do programa consiste em reviver os recursos da Floresta e da Vida Selvagem no Paquistão, para melhorar a conservação geral das Áreas Protegidas existentes, incentivar o ecoturismo, o envolvimento da comunidade e a criação de empregos por meio da conservação.
  • Através deste projeto, o Paquistão está também a contribuir para o Desafio de Bonn, um esforço global vinculado à Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas (2021-2030). Sob este desafio, os países comprometem-se a restaurar 350 milhões de hectares das terras desmatadas e degradadas até 2030.
  • O Paquistão lançou ainda um Fundo de Restauração do Ecossistema para apoiar soluções baseadas na natureza para as mudanças climáticas e facilitar a transição para iniciativas ambientalmente resilientes e ecologicamente direcionadas, cobrindo o florestamento e a conservação da biodiversidade.
  • Recentemente, o primeiro-ministro do Paquistão lançou a “Iniciativa de Áreas Protegidas” para desenvolver 15 áreas protegidas modelo em todo o país e conservar mais de 7300 km2 de área de terra.

Ler mais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *