República de Barbados

Londres

LONDRES - Quase 400 anos depois que o primeiro navio inglês chegou às suas costas douradas, a ex-colônia britânica de Barbados acordou na terça-feira como uma república.

A minúscula nação caribenha removeu a rainha Elizabeth II da chefia de estado em uma cerimônia espetacular que começou na noite de segunda-feira, rompendo seus laços com a família real britânica - e com ela, um dos últimos laços imperiais remanescentes da ilha com o Reino Unido. 

O evento foi realizado 55 anos depois que Barbados conquistou a independência total, mas manteve o monarca no papel cerimonial. 

Com a greve da meia-noite, hora local, a nova república nasceu para os aplausos da multidão local. O momento foi marcado por uma salva de 21 tiros e a execução do hino nacional de Barbados.

Uma exibição deslumbrante de fogos de artifício, dança e música foi seguida pela primeira-ministra Mia Mottley declarando a cantora Rihanna - um nativo de Barbados, bem como uma estrela global - um herói nacional.

Ler Mais

Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. Por lá, a comemoração, que acontece na última quinta-feira de novembro, supera até mesmo o Natal e o Ano Novo. Aqui no Brasil, a data não é muito popular e a celebração dos norte-americanos pode soar um pouco confusa para os brasileiros. O que, afinal, se comemora no Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving? E por que não é celebrado da mesma forma no Brasil?

Dar graças…?
Na última década, se popularizou no Brasil a Black Friday, dia em que o varejo promove descontos e promoções para queimar os estoques antes das vendas de Natal. O que muita gente não sabe é que a data por aqui acaba ofuscando outra celebração impactante que também tem sua origem nos Estados Unidos e acontece no dia anterior. O Dia de Ação de Graças é feriado tanto para os EUA quanto para o Canadá (ainda que comemorado em datas diferentes) e é uma tradição que vem da época de colônia inglesa.

Ler Mais

Dia Mundial da Pneumonia

O Dia Mundial da Pneumonia foi proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2.009, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, que continua sendo a principal causa de morte de crianças com até 5 anos de idade – mais de 2.000 morrem diariamente por pneumonia no mundo; as mais vulneráveis ​​vivem em comunidades rurais e pobres. As mais de 880.000 mortes de crianças ocorridas em 2.017, sublinham a necessidade de melhorar o acesso equitativo a cuidados, diagnósticos e tratamentos de qualidade.

Trabalhar ativamente para prevenir e tratar a pneumonia apoia o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3: Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades, e em particular, o ODS 3.2 – acabar com as mortes evitáveis ​​de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos até 2030 – objetivos que não poderão ser alcançados sem esforço e recursos contínuos para combater a pneumonia.

Ler mais

Mãe

São três letras apenas,

As desse nome bendito:

Três letrinhas, nada mais…

E nelas cabe o infinito

E palavra tão pequena

Confessam mesmo os ateus

És do tamanho do céu

E apenas menor do que Deus!

Para louvar a nossa mãe,

Todo bem que se disser

Nunca há de ser tão grande

Como o bem que ela nos quer.

Palavra tão pequenina,

Bem sabem os lábios meus

Que és do tamanho do CÉU

E apenas menor que Deus!

Mário Quintana

Paisagem Cósmica

Um misterioso ponto de exclamação estelar, nebulosas, e o diário, mas sempre impressionante nascer do sol. Veja estas e outras paisagens cósmicas destacadas pela NASA ao longo das últimas semanas.

A NASA continua a mostrar-nos alguns dos melhores registos espaciais dos últimos tempos e, em outubro, houve espaço para mais três dezenas de momentos, fotografados por amadores, profissionais e observatórios, um pouco por todo o mundo.

No dia 4 de outubro, uma imagem que a própria agência espacial norte-americana ajudou a montar, mostra-nos o desenrolar da batalha que opõe duas galáxias. A luta, que culminará numa fusão, só terminará daqui por milhares de milhões de anos.

No dia 13, um ponto de interrogação estelar, composto por uma nebulosa que flutua a mais de 3 mil anos-luz de distância da Terra. A imagem foi captada ao longo de 28 dias, por Yizhou Zhang, através de um telescópio, desde o Texas - o suficiente, no entanto, para captar toda a extensão da formação cósmica que perfaz cerca 40 anos-luz.

Ler mais