IPMA (tempo em Portugal)

“Portugal tem condições para que aumentem as tempestades: tanto na frequência como amplitude”, revela IPMA

Portugal “tem tido uma sequência de tempestades significativa”, alertou esta quinta-feira Jorge Miguel Miranda, presidente do IPMA, em declarações à ‘CNN Portugal’. “E, neste fim de semana, vai voltar a ser atingido por uma outra tempestade que vai tornar difícil a vida nas nossas comunidades litorais, com um novo máximo de agitação marítima”, revelou.

A tempestade ‘Ciarán’, de acordo com a Proteção Civil, teve mais de 500 ocorrências em Portugal continental, sendo que a maior parte das situações reportadas diz respeito a quedas de árvores, em alguns casos de grande porte. Vários carros e estruturas ficaram danificados. E Portugal deve habituar-se, de acordo com o responsável do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

“Portugal tem um histórico de tempestades: em 1941, houve uma tempestade com um impacto muito superior ao atual, ainda que só nos tenha atingido lateralmente, tendo apenas afetado a costa norte do país. Mas, na verdade, temos condições físicas para que aumentem as tempestades, tanto na frequência como na amplitude”, referiu Jorge Miguel Miranda.

Ler mais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *