Os Quatro Poderes da Natureza

Em seu livro de mecânica teórica, Leonardo Da Vinci reúne conceitos utilizados em centenas de projetos de máquinas como pontes levadiças, paraquedas, tanques de guerra e, pasmem, veículos autopropulsores como carros e bicicletas.

A base para a compreensão da mecânica aplicada estava no que Da Vinci chamava dos quatro poderes da natureza, a saber: peso, força, movimento e choque, que o mestre renascentista designava como “poderes da natureza pelos quais a raça humana, em suas maravilhosas e várias obras, parece criar uma segunda natureza neste mundo“.

A forma peculiar como Da Vinci à sua época percebia estes fenômenos, desprovido de toda a tecnologia que hoje nos facilita a definição destes conceitos, era baseada puramente na observação dos fatos e pela sua talentosa capacidade de interpretação da natureza, fonte e inspiração de toda produção humana.

Peso

Para compreender o conceito de peso, Da Vinci se baseava no contraposto da leveza, na medida em que a ausência de um define a existência do outro:

“A leveza não é criada a menos que se junte ao peso, nem o peso é produzido, a menos que seja colocado acima da leveza e tampouco a leveza tem existência alguma, a menos que exista sob o peso…”

Ler mais

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *