Dia Mundial do Mosquito

O dia é uma comemoração da descoberta do médico britânico Sir Ronald Ross que em 1897, mostrou que as fêmeas dos mosquitos  transmitem a Malária entre seres humanos.

Ross é responsável pela criação desse dia, tendo declarado logo após sua descoberta que o dia deveria ser conhecido como Dia Mundial do Mosquito no futuro. E combate à Malária.

London School of Hygiene & Tropical Medicine celebra o Dia do Mosquito todos os anos, incluindo eventos como festas e exposições, uma tradição que remonta à década de 1930. Outras instituições no mundo inteiro se unem nesse dia para celebrar o Dia Mundial dos Mosquitos e combater as doenças que eles transmitem.

Sir Ronald Ross descobriu o parasita da malária no trato gastrointestinal de um  mosquito em 1897 e provou que a Malária era transmitida por mosquitos. Isto marcou e lançou as bases para  métodos eficientes de combate à doença.

Em homenagem a essa grande descoberta, ele recebeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1902.

“por seu trabalho sobre a malária, através do qual ele mostrou como ela entra no organismo e, assim, lançou as bases para pesquisas bem-sucedidas sobre esta doença e métodos de combatê-la.” Fundação Prêmio Nobel

Ler mais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *