O dia é uma comemoração da descoberta do médico britânico Sir Ronald Ross que em 1897, mostrou que as fêmeas dos mosquitos transmitem a Malária entre seres humanos.
Ross é responsável pela criação desse dia, tendo declarado logo após sua descoberta que o dia deveria ser conhecido como Dia Mundial do Mosquito no futuro. E combate à Malária.
A London School of Hygiene & Tropical Medicine celebra o Dia do Mosquito todos os anos, incluindo eventos como festas e exposições, uma tradição que remonta à década de 1930. Outras instituições no mundo inteiro se unem nesse dia para celebrar o Dia Mundial dos Mosquitos e combater as doenças que eles transmitem.
Sir Ronald Ross descobriu o parasita da malária no trato gastrointestinal de um mosquito em 1897 e provou que a Malária era transmitida por mosquitos. Isto marcou e lançou as bases para métodos eficientes de combate à doença.
Em homenagem a essa grande descoberta, ele recebeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1902.
“por seu trabalho sobre a malária, através do qual ele mostrou como ela entra no organismo e, assim, lançou as bases para pesquisas bem-sucedidas sobre esta doença e métodos de combatê-la.” Fundação Prêmio Nobel