Dia Mundial da Osteoporose

A osteoporose é uma doença em que há diminuição da massa óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando o risco de fratura. Na maioria dos casos, a osteoporose não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, sendo o diagnóstico realizado após a ocorrência de fraturas, por exemplo.

A osteoporose é muito associada ao envelhecimento, uma vez que com o passar dos anos o organismo perde progressivamente a sua capacidade em metabolizar e absorver o cálcio, por exemplo. No entanto, alguns hábitos de vida também podem influenciar na ocorrência da osteoporose, como o sedentarismo, má-alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas.

Apesar dessa doença não ter cura, o tratamento pode ser feito com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa e diminuir o risco de fraturas e de doenças associadas. É importante que a pessoa tenha um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios físicos regular, além de também poder ser recomendado pelo médico o uso de suplementos ou medicamentos que ajudam no processo de reabsorção de cálcio e formação da massa óssea.

Ler mais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *